terça-feira, 26 de junho de 2007

Arte como caminho para a saúde e o bem-estar

Entre as primeiras formas de expressão do homem estão o canto, a dança, o desenho, a pintura, a escultura, a representação e a escrita, que transmitem sentimentos relacionados ao estado espiritual em que se encontra o autor. A arte terapia surge resgatando essas ações humanas, com o objetivo de favorecer o processo terapêutico. Segundo a Presidente da Associação de Arte Terapia do Rio Grande do Sul, Angélica Shigihara Lima, esse trabalho pode ser extremamente benéfico. "Por meio de técnicas, materiais artísticos e auxílio de um profissional preparado, o indivíduo se coloca em contato com conteúdos internos e muitas vezes inconscientes. Dessa forma, acaba expressando, na arte, sentimentos e atitudes até então desconhecidos", afirma.
As atividades ligadas à arte terapia estimulam a desinibição, o autoconhecimento e a criatividade, levando os participantes a uma sensação de integração com o mundo, facilitando a resolução de conflitos pessoais, a melhoria do relacionamento social e o desenvolvimento da personalidade. Angélica destaca ainda que, no contexto empresarial, a arte terapia tem resultados imediatos. "O trabalho pode ser desenvolvido tanto de maneira individual quanto em grupo. Um melhor relacionamento dentro do ambiente de trabalho se reflete sempre em bons resultados", explica.
Angélica ressalta que todo tipo de expressão artística, por mais que não seja feita como Arte Terapia, traz como conseqüência o bem-estar e a saúde mental das pessoas. "Acredito que toda expressão artística possa agregar qualidade à vida das pessoas. É muito válido ter a arte presente no dia-a-dia, pois ela proporciona uma melhora na auto-estima e faz com que o praticante fique mais feliz e bem disposto", conclui.
O Arte Sesc - Cultura por toda parte, além de proporcionar exposições de arte em todo o Rio Grande do Sul, promove diversas oficinas voltadas para o desenvolvimento de atividades artísticas. De acordo com a definição de Angélica, dessa forma, o Sesc proporciona arte como terapia. Na programação, destacam-se as Oficinas de Música do Sesc, que oferecem cursos de técnica vocal, teclado e musicalização infantil e infanto-juvenil. Para os idosos, o Sesc promove a Oficina de Teatro para a Terceira Idade, que tem como finalidade estimular a criatividade e aguçar as habilidades artísticas via exercício teatral.
Serviços:
Assessoria de Imprensa Sesc/RS (51) 3061.0952 / fabrika@fabrikadenoticias.com.br
Assessoria de Comunicação Sesc/RS (51) 3284.1998 / informativo@sesc-rs.com.br
"Todo o conteúdo da Agência de Notícias Fecomércio/RS pode ser reproduzido sem restrição"
http://www.agencia.fecomercio-rs.org.br/fecomercio/anf/print.asp?ID=5565
26 de junho de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário