domingo, 12 de outubro de 2008

Arteterapia: experimente uma dose de arte como remédio

Numa definição simples, arteterapia é o uso terapêutico da atividade artística. No Espaço Humanus, em Gramado, a arteterapeuta Kira Burro oferece a oportunidade de vivenciar essa experiência que pode ajudar a superar traumas, problemas e até doenças por meio da arte.
Sua primeira sessão no Atelier Terapêutico é “sem compromisso”, literalmente para que você possa “experimentar”. No dia 14 de fevereiro, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min, Kira Burro vai realizar uma sessão no Espaço Humanus, que fica na Rua Carlos Lengler Filho, 123 - bairro Planalto.


Criatividade para aliviar as dores
Pessoas que convivem com doenças, traumas e outras dificuldades na vida, bem como aquelas que buscam desenvolvimento pessoal, são pacientes em potencial para arteterapeutas. “Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, os participantes do ateliê terapêutico podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a auto-estima, lidar melhor com o estresse e experiências traumáticas, além de desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico”, define Kira.

Arte + terapia
Arteterapeutas são profissionais com treinamento tanto em arte como em terapia. Conhecem o desenvolvimento humano, teorias psicológicas, prática clinica, artística e o potencial curativo da arte. Segundo a presidente da Associação de Arteterapia do Rio Grande do Sul - AATERGS, Angélica Shigihara de Lima, o arterapeuta auxilia o indivíduo a colocar-se em contato com conteúdos internos, muitas vezes ocultos, negados ou fantasiados. “É mais do que fazer arte como terapia. O indivíduo descobre ou redescobre a si mesmo, experienciando toda a sua potencialidade", descreve Angélica.

Tratamento para todos
A arteterapia pode ser feita individualmente, com casais, famílias, grupos ou comunidades, independente de idade, sexo ou escolaridade, utilizando-se de diferentes linguagens. A palavra pode ser aplicada por meio de contos de fadas, criação de poemas, monólogos, dramatizações, teatro, fantoches e diálogos. O som através de diálogos musicais, sons guturais, instrumentos musicais, escuta e gravação de sons da natureza, das vozes, de aparelhos e outros ruídos. O movimento é usado com dança, expressão corporal, teatro. Na expressão plástica, utiliza-se da cor, formas bi e tri-dimensional, textura e ritmo com os mais diversos materiais plásticos (tintas, argila, papel machê, desenho com lápis de cera, colagem, entre outros), sucatas ou materiais da natureza (areias, sementes, galhos, pedras, penas, etc).

Plenitude de vida
“Um bom encontro arteterapêutico propicia o auto-conhecimento, estimula a criatividade, potencializa a auto-estima ou a resolução de conflitos pessoais, familiares e grupais para quem atravessa processos de luto ou separação”, exemplifica Angélica. A arteterapia potencializa a reabilitação do paciente agregada ao trabalho de profissionais de outras áreas, que incluem saúde física e mental, centros de recuperação, escolas, instituições sociais, empresas, hospitais, entre outros. “Trabalhando as emoções, a arteterapia promove uma vida mais plena. Em trabalhos multidisciplinares, pode oferecer subsídios para diagnósiticos mais precisos. Em reabiliação, ajuda a superar a dor”, conclui.

Arteterapeutas
A Associação de Arteterapia do RS, fundada em 2002, conta com cerca de 70 profissionais filiados. A associação surgiu por iniciativa de um grupo de profissionais no 1° Fórum Nacional de Arteterapia, realizado em Ouro Preto/MG. A presidente da entidade resslata que o trabalho está focado na divulgação da profissão e dos seus associados. Kira Burro é uma das sócias fundadoras da AATERGS. Arte-educadora, especializada em Arteterapia pela Universidade São Judas Tadeu – USJT, de São Paulo, em 2000, e pelo Instituto da Família de Porto Alegre – Infapa, em 2005, Kira já coordenou arteterapia para os pacientes de câncer avançado no Instituto Day Care Center, em São Paulo, e trabalhou no Hospital Central do Carandiru com os presidiários portadores de Aids. Em Gramado, coordenou o Spa Artístico Château das Artes e hoje em dia atua na Apae de Gramado, além do Espaço Humanus.

http://gramadosite.com.br/cultura/artes/id:14993

Nenhum comentário:

Postar um comentário